TOC. O que é Transtorno obsessivo-compulsivo

TOC-Transtorno-Obsessivo-Compulsivo-CorpoMente

O transtorno obsessivo-compulsivo – TOC é uma alteração da nossa consciência em que pensamentos, imagens e impulsos nos trazem grande ansiedade e nos induzem a atos e rituais físicos ou mentais involuntários, desconfortantes e indesejáveis. Sua principal característica é a presença de crises circulares de pensamentos obsessivos, intrusivos e em alguns casos comportamentos compulsivos e repetitivos.

Pacientes com este transtorno sofrem com ideias e pensamentos que os invadem insistentemente, sem conseguir controlá-los ou bloqueá-los. Para essas pessoas, a única forma de controlar esses pensamentos e aliviar ansiedade e o stress que eles geram é por meio de rituais repetitivos, podendo muitas vezes tomar o dia inteiro de seu tempo e trazer consequências negativas na vida social, profissional e pessoal. Esse ritual é chamado de compulsão, cujo comportamento irracional e repetitivo acompanha um padrão de regras e etapas bem rígidos, geralmente pré-estabelecido pela própria pessoa.

O TOC atinge mulheres e homens na mesma dimensão e, na maioria dos casos a doença aparece durante a infância ou nos primeiros anos da adolescência, podendo também iniciar na vida adulta.

Esse comportamento tende a agravar-se à medida em que a doença não é tratada ou diante de algum evento estressante ou traumático. Por isso, o diagnóstico e o tratamento precoces são muito importantes e essenciais para a recuperação.

As causas do transtorno obsessivo-compulsivo, podem ser fatores: biológicos, psicológicos, genéticos e o meio em que se está inserido. A doença pode se manifesta por um conjunto de fatores sendo eles desde hereditários até os fatores relacionados ao estilo de vida, situações de estresse, estrutura familiar frágil, entre outros.

Os principais sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo consistem basicamente em duas partes, obsessão e compulsão. No entanto, é comum encontrar pessoas que desenvolvam apenas um dos tipos de sintomas.

Sintomas de obsessão, dentro do transtorno obsessivo-compulsivo, consiste em uma série de imagens, pensamentos e ideias que vêm à cabeça da pessoa insistente e repetidamente, sem que ela possa controlar.

• Obsessão por limpeza, geralmente, resultado de um medo irracional de contaminação ou sujeira.
  • Fixação por uma ordem rígida, e simétrica, pensamentos de autoagressão ou outros pensamentos de ordem negativa.
  • Pensamentos indesejados, como termos sexuais ou religiosos.

Sintomas de compulsão, dentro do transtorno obsessivo-compulsivo, Compulsões são comportamentos repetitivos que a pessoa sente necessidade de executar para controlar, prevenir ou reduzir a ansiedade causada pelas obsessões ou, ainda, para prevenir que algo terrível aconteça. Esses transtornos geralmente começam gradualmente e oscilam em intensidade e gravidade durante toda a vida da pessoa –

Tratamento; TOC não tem cura, porém o tratamento disponível para o transtorno pode ajudar a controlar os sintomas e evitar que eles interfiram ainda mais na qualidade de vida do indivíduo. Em geral pessoas precisam de tratamento por toda vida, seja somente com medicação ou associada a psicoterapia. Sendo que não inclui apenas medicamentos mas também psicoterapia individual. Os picos geralmente acontecem quando a pessoa está vivenciando um período de estresse intenso, mas também podem oscilar aleatoriamente sem haver desencadeantes claros.