Identificando Transtorno de Personalidade Narcisista

 

vaidade-narcisismo-espelho-0117-1400x800.pngO Transtorno de personalidade narcisista se define por indivíduo que foca apenas em si, sua autoadmiração é elevada ao extremo, pessoas com esse transtorno têm emoções intensas, instáveis, e uma auto-imagem distorcida.  Se caracteriza por um amor anormal por si mesmo, um senso exagerado de superioridade e importância, e uma preocupação com sucesso e poder, no entanto, estas atitudes e comportamentos não refletem a verdadeira auto-confiança. Em vez disso, as atitudes escondem uma profunda sensação de insegurança e uma auto-estima frágil.

Portanto quem sofre deste Transtorno acredita estar sempre correto, e com razão, adora e busca ser adorado e bajulado, preocupando-se o tempo todo consigo e com aquilo que os outros pensam a seu respeito. É uma pessoa extremamente vaidosa e orgulhosa, permanecendo sempre focado em questões referentes ao domínio e ao êxito, precisa o tempo todo sentir-se admirado.

O narcisista acredita ter mais direitos e privilégios que os demais, jugando-se acima de todos, por vezes buscam prejudicar aqueles que ameaçam a sua possível superioridade. Pessoas com esse transtorno são muito sensíveis a mágoas por críticas ou derrotas, muitas vezes não demonstram isso e passam a sentir humilhados, degradados e vazios. Já em alguns casos a reação pode ser de desdém, raiva ou agressivo contra-ataque, sua falta de empatia acaba distanciando-o emocionalmente das pessoas próximas a ele. O narcisista só admite outras pessoas além dele quando essas giram em torno de sua volta, sendo esses seus bajuladores,

De acordo com Sigmund Freud, o narcisismo é uma característica natural em todos os indivíduos, estando relacionado com o desenvolvimento da libido e com o desejo sexual, sendo esta uma fixação na fase de transição da infância, que está correlacionado em parte com a homossexualidade e o exibicionismo, entre diversas características do comportamento sexual.

 O narcisismo passa a ser patológico quando passa do estado normal para o doentio, quando entra em conflito com ideias culturais e éticas, tornando-se excessivo e interferindo as relações normais do indivíduo no meio social. Narcisista demonstra ter uma forte autoestima, porém é carente de sentimentos, importantes nas suas relações pessoais.

As causas não são especificas, podem resultar de uma combinação de fatores desde de vulnerabilidades biológicas, interações sociais com cuidadores na infância e fatores psicológicos que envolvem temperamento e a capacidade de gerir tensões. Pode ser mais propenso a se desenvolver quando as crianças experimentam mimos em excesso, o transtorno de personalidade narcisista pode se desenvolver como resultado de negligência ou abuso e trauma infligidos pelos pais ou outras figuras de autoridade durante a infância. A doença geralmente é evidente na adolescência ou início da idade adulta, quando traços de personalidade tornaram-se consolidados, pode haver também uma ligação genética, bem como a forma como o cérebro se suporta, pensa e reage aos estímulos ambientais.

Não existe um tratamento farmacológico especifico para o transtorno da personalidade narcisista, apenas são empregados medicamentos quando houver depressão, ansiedade entre outros. Em geral, é feita psicoterapia em que ocorre consciência de limites e perspectiva dos outros; trabalhando as crenças sobre valor pessoal e emoções e desenvolvimento de alternativas construtivas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s